Clique nas imagens para ampliar
O que é o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas Mineração?
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas Mineração é um documento legal que tem como objetivo estabelecer as medidas necessárias para recuperar e reestabelecer o equilíbrio ambiental formado pela mineração do solo.
Ele é desenvolvido por empresas mineradoras que, segundo a legislação, devem adotar métodos de exploração e trabalho responsáveis, retornando o meio ambiente ao estado original através de técnicas de recuperação, embora ainda não exista esta normativa no Brasil.
Como funciona o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas Mineração?
O PRAD visa recuperar e restaurar os ecossistemas que foram afetados diretamente pela exploração mineral. Ele deve ser implementado pelo empreendedor antes do início da atividade mineradora, ou logo após, segundo exigência legal. Ele também deve seguir os padrões de reabilitação ambiental estabelecidos pelo órgão ambiental, que serão verificados por meio de monitoramento rigoroso durante toda a execução do projeto.
Vantagens do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas Mineração:
- Garantia da recuperação do meio ambiente degradado, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema local;
- Atendimento às obrigações legais de empreendedores mineradoras;
- Promoção de sustentabilidade, incluindo atividades educativas e sustentáveis na região;
- Atendimento de comunidades locais, rarefazendo impactos socioeconômicos.
A empresa Rima é especializada na prestação de serviços de consultoria na área ambiental. Por meio de assessoria qualificada, a Rima contribui para a construção do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, assegurando o cumprimento das normas de proteção ambiental e oferecendo a confiança e o suporte necessários para garantir o sucesso das atividades mineradoras.
Faça uma cotação e modernize suas áreas de operação de forma responsável e sustentável!