Clique nas imagens para ampliar
O que é auditoria ambiental compulsória?
A auditoria ambiental compulsória é um tipo de avaliação dos impactos ambientais causados ou decorrentes das diversas atividades humanas, especialmente do setor industrial. A lei brasileira nº. 9.985/2000 estabeleceu as diretrizes gerais para a auditoria ambiental compulsória.
Como funciona a auditoria ambiental compulsória?
A auditoria ambiental compulsória é realizada periodicamente por profissionais especializados. O objetivo principal é realizar um estudo sobre as condições de meio ambiente em que a empresa atua ou em que estão instalados os empreendimentos industriais. Esse processo de auditoria inclui o levantamento de informações, a análise de dados e o estabelecimento de recomendações para a prevenção de danos ambientais. O resultado desse processo é um relatório de auditoria ambiental que é enviado para as autoridades competentes.
Vantagens da auditoria ambiental compulsória
- Realização de um diagnóstico sobre as condições ambientais da empresa e a prevenção de possíveis danos ao meio ambiente;
- Identificação dos impactos ambientais potenciais;
- Avaliação dos processos de controle ambiental;
- Contribuição para a preservação dos recursos naturais e para a conservação do meio ambiente;
- Possibilidade de obter incentivos e redução de custo, fruto da otimização do processo;
- Garantia de atendimento às exigências da legislação ambiental;
- Disponibilização de informações para a tomada de decisão.
A auditoria ambiental compulsória é uma forma de garantir que as empresas desenvolvam suas atividades produtivas de forma segura para as pessoas e para o meio ambiente. É possível contar com profissionais especializados na área de preservação ambiental, como a Rima, que oferece serviços de consultoria na área ambiental, para garantir que a legislação seja atendida nas atividades da empresa.