Clique nas imagens para ampliar
O que é plano de monitoramento de fauna?
O plano de monitoramento de fauna é uma metodologia de gestão aplicada em locais com alta diversidade biológica, que consiste no desenvolvimento de técnicas de identificação, acompanhamento e mapeamento de espécies de fauna silvestre. Essas ações visam minimizar os danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável.
Como funciona o plano de monitoramento de fauna?
O monitoramento de fauna é realizado por meio de técnicas de observação direta e indireta, sendo que a mais utilizada para a identificação das espécies é a espirometria. Além disso, são realizados estudos de ecologia de campo, que consistem na avaliação e análise da população de animais, seus hábitos de alimentação e manejo. Outras técnicas também são utilizadas para monitorar a fauna, como análise de amostragem de solo, iscas e monitoramento de alimentos e nidificações.
Vantagens do uso do plano de monitoramento de fauna
- Controle de espécies: O monitoramento permite um exame minucioso das espécies e, com isso, é possível controlar a incidência destas em determinado local de maneira eficaz e eficiente.
- Redução de danos ambientais: O monitoramento ajuda a detectar precocemente possíveis danos ambientais, a fim de tomar medidas preventivas e corretivas antes que os danos sejam irreversíveis.
- Apoio à conservação: O monitoramento contribui para a conservação das espécies, pois é possível identificar e mapear as áreas onde elas estão presentes e tomar medidas para preservá-las.
- Gerenciamento de riscos: O monitoramento ajuda a controlar os riscos à saúde pública e à preservação da biodiversidade, bem como promover o desenvolvimento sustentável em áreas protegidas.
Se você estiver em busca de apoio para otimizar o seu plano de monitoramento de fauna, pode contar com a empresa Rima, especializada em prestação de serviço de consultoria na área ambiental. Não perca tempo: entre em contato e faça agora mesmo uma cotação com a Rima!