Clique nas imagens para ampliar
O QUE SÃO OS ESTUDOS AMBIENTAIS PARA LICENCIAMENTO?
Os estudos ambientais para licenciamento são procedimentos realizados para que as empresas possam obter um Certificado de Licenciamento Ambiental (CLA) para autorização de suas atividades. Os Estudos Ambientais são essenciais para identificar todos os possíveis impactos ambientais relacionados a qualquer atividade e, assim, minimizar ou eliminá-los, seguindo as legislações vigentes.
COMO FUNCIONAM OS ESTUDOS AMBIENTAIS PARA LICENCIAMENTO?
Os estudos ambientais para licenciamento podem ser divididos em três grandes subetapas: estudo, licenciamento e monitoramento. O primeiro consiste na elaboração de relatórios técnicos que abordam todos os aspectos ambientais que podem ser impactados com a realização de determinada atividade. Depois, o licenciamento é necessário para obtermos o CLA e, por fim, realizamos o monitoramento para fazer o acompanhamento de tudo aquilo que foi solicitado para que os impactos não ultrapassem os limites exigidos.
VANTAGENS DO USO DOS ESTUDOS AMBIENTAIS PARA LICENCIAMENTO
- Cumprimento legal: Os Estudos Ambientais para Licenciamento são obrigatórios por lei, portanto, realizá-los é a única forma de cumprir as exigências legais, sem prejuízos de multas e outras penalidades.
- Sustentabilidade e conscientização: Ao realizar os Estudos Ambientais para Licenciamento, você consegue ter um plano de ação para reduzir ou eliminar os possíveis impactos ambientais, para preservar o meio ambiente.
- Valorização da empresa: Cumprir as exigências do meio ambiente demonstra um comprometimento com a preservação do meio ambiente e isso reflete diretamente na imagem da empresa.
Para auxiliar na obtenção do CLA, a Rima é uma empresa especializada nas áreas de consultoria em meio ambiente e licenciamento. Com experiência no segmento, a Rima conta com profissionais altamente qualificados para assessorar os clientes na elaboração dos Estudos Ambientais e Licenciamento para que os impactos possam ser minimizados conforme as leis vigentes.